Pesquisar neste blog

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Recuperação da Nuvem: cuidados com dropbox, skydrive e googledrive

São inúmeras as utilizações dos drives virtuais (Google Drive, DropBox, SkyDrive, Box, iCloud, etc.) armazenados na "nuvem computacional" de grandes players do mercado de TI (Tecnologia da Informação) com recursos assustadoramente útil e versátil que permitem acesso aos arquivos digitais em qualquer lugar e dispositivo com conexão a internet.  

Comparação entre alguns drivers virtuais

Na área da saúde, os médicos e paramédicos utilizam para disponibilizar imagens médicas, discutir casos, confeccionar laudos, disponibilizar artigos científicos, etc.. Todavia, não podemos esquecer que os bits e bytes são armazenados em dispositivos eletrônicos, ou seja, em um ou mais servidores distribuídos em algum lugar em solo terrestre e, por este motivo, eles estão sujeitos a danos, perdas e recuperação de dados podendo acarretar perda total ou parcial do trabalho gravado na "nuvem computacional".

Quando um servidor ou conjunto de servidores estão com problemas uma copia de segurança (backup) pode vir a ser restaurada e, este procedimento não é diferente para os servidores que sustentam a "nuvem computacional". Se o servidor foi totalmente danificado e não foi possível restaurar o backup, então, todo o seu trabalho será perdido; se o backup puder ser recuperado, então, seu trabalho recente  poderá ser substituído por uma versão anterior, desatualizada.

Concluímos que a "Nuvem Computacional" é extremamente interessante e útil, mas são necessários alguns cuidados:

  • Faça backup do seu trabalho em dispositivos que fiquem sobre sua guarda;
  • Caso não tenha um dispositivo para backup grave suas informações em drivers virtuais de players diferentes, assim, caso um deles falhe o outro manterá seu trabalho a salvo;
  • Elabore o seu trabalho nas pastas locais do seu dispositivo e não naquelas que estão sendo sincronizadas pelos drivers virtuais (Google Drive, DropBox, SkyDrive, Box, iCloud, etc.). Isto é importante porque se backups forem restaurados nos servidores dos players que mantem o seu driver virtual o seu trabalho recente será substituído por um mais antigo durante a sincronização efetuada por eles.

Estes cuidados poderão salvar o seu trabalho e com certeza lhe pouparão tempo e dinheiro que poderiam ser perdidos no caso de uma recuperação de danos efetuada por um desses players.

[]´s Flavio Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário